domingo, 8 de agosto de 2021

Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro

Versões impressa e digital do exame serão realizadas na mesma data

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Pelo Twitter, ele informou que as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

domingo, 1 de agosto de 2021

Com avanço da vacinação e queda nos indicadores, Paraná diminui restrições

De acordo com o decreto, estabelecimentos comerciais, espaços abertos de visitação pública como parques, praças e museus, além de feiras livres, por exemplo, podem voltar a funcionar normalmente, seguindo apenas os horários restritivos de circulação, entre 24h e 5h.

O avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 e a redução dos indicadores de mortes, casos e internações em decorrência do vírus permitiram que o Governo do Estado alterasse as medidas restritivas para enfrentamento à pandemia no Paraná.

domingo, 25 de julho de 2021

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 12 milhões na quarta-feira

O concurso de número 2.393 da Mega Sena não teve nenhum acertador das 6 dezenas, sorteadas na noite deste sábado (24), em São Paulo. Assim, o prêmio acumulou e a estimativa é que o próximo sorteio pague prêmio de R$ 12 milhões.

domingo, 18 de julho de 2021

Seis meses após iniciar a vacinação, Paraná chega a 6,9 milhões de doses aplicadas

Número foi atingido neste domingo, 18 de julho, contado desde o início da campanha, em 18 de janeiro. Agilidade do Estado, rede logística que inclui aeronaves da frota estadual e engajamento dos municípios explicam o desempenho. Estado está entre os cinco com maior número de aplicações.

Há exatos seis meses, em 18 de janeiro, desembarcavam no Paraná as primeiras doses do imunizante Coronavac, produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, para dar início a uma campanha de vacinação que se tornou a maior arma para vencer a pandemia de Covid-19

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Oscar Neves de Azevedo é o novo Presidente Municipal do Podemos de Imbaú

Após 10 sob o comando de Antônio Castro o Podemos, (antigo PTN) já tem um novo Presidente Municipal em Imbaú. Assumiu recentemente a presidência da Comissão Provisória do partido na cidade Oscar Neves de Azevedo que foi indicado por Antônio Castro.

O ex- Presidente Municipal, Antônio Castro irá continuar nas fileiras da legenda como Presidente de Honra do partido colaborando com o novo presidente. Ele disse que entregou o partido bem estruturado, organizado e preparado para as próximas eleições.

 Sobre o Podemos, Antônio Castro disse que hoje o partido conta com 3 Senadores de altíssimo nível com competência comprovada. O povo paranaense está de parabéns falou o ex- Presidente Municipal de Imbaú.

domingo, 11 de julho de 2021

Anvisa alerta para casos de doenças após vacinação contra a covid-19


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou comunicado alertando para casos registrados em outros países de inflamações no músculo cardíaco e no tecido que envolve o coração em pessoas que foram imunizadas com vacinas contra a covid-19 que usam RNA mensageiro, como a da Pfizer/BioNTech.

Os episódios foram identificados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos. O principal órgão do setor naquele país (FDA, na sigla em inglês) apontou o risco dessas duas doenças (chamadas de miocardite e pericardite), sobretudo entre as pessoas que receberam as duas doses.

Em seu comunicado, a Anvisa destaca que ainda não houve registro de situações como essa no Brasil e que os riscos desse tipo de ocorrência é baixo, sendo superado pelos benefícios da imunização com essas vacinas no combate à covid-19.

A agência mantém a recomendação de uso da Pfizer/BioNTech, a única vacina autorizada até o momento que emprega a tecnologia do RNA mensageiro.

O alerta da agência visa chamar a atenção especialmente dos profissionais de saúde para que fiquem atentos a esses riscos e atuem no diagnóstico e tratamento, caso estes tipos de complicações sejam detectadas.

Os sintomas mais comuns, conforme a Anvisa, são dor no peito, falta de ar, palpitações ou mudanças no ritmo dos batimentos cardíacos.  

Da Agência Brasil.

sábado, 12 de junho de 2021

Paraná abre vacinação para população acima de 40 anos e trabalhadores da limpeza urbana

O Governo do Estado abrirá oficialmente a vacinação contra a Covid-19 para a população geral acima de 40 anos no Paraná a partir da próxima semana. A ampliação acontecerá com o envio de 237 mil doses do imunizante AstraZeneca/Fiocruz para os 399 municípios do Estado.

As doses serão destinadas a pessoas de 40 a 59 anos (73.250 doses), trabalhadores da educação básica (18.250), assistência social (16.710), trabalhadores do ensino superior (15.465), trabalhadores do transporte aéreo (2.895), trabalhadores portuários (2.040) e pessoas com comorbidades (108.390).

Além destes, o Paraná iniciará a vacinação do grupo de trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, estimada em 11.828 pessoas, segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Para essa imunização, serão disponibilizadas 34 mil doses de CoronaVac que ainda estavam no Cemepar. Este quantitativo deve suprir a primeira e segunda dose deste grupo, considerando a reserva técnica e a possibilidade de que mais pessoas estejam dentro dessa área, superando a estimativa populacional.

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou 145.080 vacinas da Pfizer/BioNTech. Dentro deste lote, 22.146 vacinas são destinadas a trabalhadores de educação do ensino superior para o início da imunização deste grupo. Agora, com este novo lote de 15.465 doses também para este grupo, o Paraná já terá alcançado 59,04% da estimativa total de 57.912 profissionais desta área. Considerando a porcentagem de reserva técnica, o quantitativo de doses pode alcançar até 64,94% do total.

DISTRIBUIÇÃO – O Paraná recebeu nesta semana mais 238 mil vacinas da AstraZeneca, sendo 237 mil AstraZeneca/Fiocruz e mil AstraZeneca/Covax.

O Estado definiu a distribuição em três fases, sendo a primeira com 128.610 doses de AstraZeneca/Fiocruz para população de 40-59 anos, trabalhadores da educação básica, assistência social, trabalhadores do ensino superior, trabalhadores do transporte aéreo e trabalhadores portuários e a segunda com 108.390 doses também de AstraZeneca/Fiocruz destinadas a comorbidades – nesse caso haverá a compensação e unificação da distribuição entre os municípios.

Além destas, as mil doses da AstraZeneca/Covax ficarão no Cemepar para envio com outro lote maior.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explicou que a vacinação está avançando em todo o Paraná e que alguns municípios já baixaram a faixa etária, inclusive alcançando 40 anos, possibilitando que o Estado também expanda o atendimento para outras idades, o que vai ocorrer de forma escalonada. A ideia é que a vacinação alcançe mais pessoas conforme as realidades dos municípios.

“A orientação do governador Ratinho Junior é de que as doses cheguem até os braços dos paranaenses. Cada cidade tem uma realidade diferente e alguns municípios estavam com doses paradas, sem procura, por isso, conseguiram avançar a vacinação para faixas etárias menores do que o resto do Estado”, afirmou.

Segundo ele, o envio frequente de mais lotes de vacinas ao Estado possibilitará maior agilidade na aplicação das doses e atendimento aos grupos prioritários. “O Ministério da Saúde tem mantido pelo menos um envio de doses por semana, e isso faz com que possamos avançar na cobertura dos grupos prioritários e expandir ainda mais a vacinação para o público em geral”, acrescentou.

ORIENTAÇÃO – A Sesa orienta que os municípios que completaram a vacinação de trabalhadores de saúde que atuem propriamente nos serviços de saúde devem ampliar a vacinação 14 profissões de saúde definidas na Resolução 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde, conforme Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 – PNO. São elas: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, com comprovação pelo registro profissional em seu respectivo conselho de classe.

Os trabalhadores com atividades na coleta de resíduos de serviços de saúde, entregadores de oxigênio que realizam troca de válvulas e cilindros em serviços de saúde e trabalhadores das empresas que realizam esterilização de material hospitalar devem ser vacinados utilizando as doses enviadas anteriormente para o grupo de pessoas com comorbidades e ou pessoas com deficiência permanente.

Confira a distribuição por Regional de Saúde:  

1ª RS – Paranaguá – 7.185 doses

2ª RS – Metropolitana – 64.375 doses

3ª RS – Ponta Grossa – 10.970 doses

4ª RS – Irati – 3.160 doses

5ª RS – Guarapuava – 9.470 doses

6ª RS – União da Vitória – 4.595 doses

7ª RS – Pato Branco – 4.735 doses

8ª RS – Francisco Beltrão – 7.075 doses

9ª RS – Foz do Iguaçu – 8.365 doses

10ª RS – Cascavel – 15.640 doses

11ª RS – Campo Mourão – 10.060 doses

12ª RS – Umuarama – 6.555 doses

13ª RS – Cianorte – 4.660 doses

14ª RS – Paranavaí – 5.990 doses

15ª RS – Maringá – 23.300 doses

16ª RS – Apucarana – 7.290 doses

17ª RS – Londrina – 16.725 doses

18ª RS – Cornélio Procópio – 6.040 doses

19ª RS – Jacarezinho – 6.605 doses

20ª RS – Toledo – 7.605 doses

21ª RS – Telêmaco Borba – 3.725 doses

22ª RS – Ivaiporã – 2.875 doses

Total – 237.000 doses

Da Agência de Notícias do Paraná

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Opinião do leitor


 Leitor do Informe da Região que preferiu não se identificar entra em contato para dar uma importante opinião. Ele reclama sobre as multas que a Polícia  Rodoviária Estadual vem aplicando na rodovia que se inicia na BR 376 e que passa por Reserva pois bem a rodovia e perigosa demais e não tem acostamento em todo seu trajeto e o Governo do Estado não se preocupa em construir o acostamento da mesma, mas coloca a Polícia Rodoviária para multar o usuário da mesma todos dias.

Segundo o cidadão está na hora de cobrar o governador que além das multas ele vem prejudicando a população nas bombas de combustível cobrando um imposto que a meu ver é um roubo muito grande em cima do consumidor.

Ele disse que é para a população quando for a época de campanha eleitoral cobrar também esse desumano governador. Ele ainda cobrou o o prefeito de Reserva sobre o acostamento dessa rodovia perigosa que está aí tirando vidas do povo.