Na noite desta Terça- Feira, 15 de Fevereiro a Câmara Municipal de Reserva. Teve sua primeira Sessão Ordinária de 2022. Os vereadores e a vereadora se reuniram no prédio do Poder Legislativo Municipal , para os trabalhos no legislativo sob a presidência do vereador presidente Carlos do JJG abre a seção.
Apresenta se o pastor de uma determinada Igreja Evangélica da cidade Luizinho Szeremeta abrindo os trabalhos com a fala religiosa pedindo as bençãos do Criador a todos. Em seguida tem apresentação do Hino Nacional Brasileiro momento de civismo de todos os presentes. O presidente fala da ausência do vereador Fernando Hornung, segundo que foi dito não pode comparecer , pois testou positivo para o COVID 19.
Após aconteceu a leitura de um texto pela vereadora a professora Sueli Justino.
Texto diz: ' Câmara Municipal, questiona valores dos enfeites natalinos bem como as licitações das empresas que fizeram o trabalho no final do ano em diversos lugares da cidade visando o embelezamento das ruas, praças, e lugares públicos, visto que comemora se segundo as tradições religiosas o natal e ano novo o município recebe visitantes e turistas.
Vereadora passa ler resposta da Prefeitura Municipal aos questionamentos dos vereadores. Prefeito Municipal Lucas Machado Ribeiro por meio do relatório responde e disse que os questionamentos levantados segundo o texto são infundados, pois os valores estão de acordo com os preços de mercado e as licitações estão de acordo com a legislação vigente.
Ficou relatado que foram gastos 34 mil reais nas escolas da rede municipal de ensino com materiais para prevenção a pandemia de estudantes, professores e funcionários .
Teve também uma homenagem homenagem ao padre Fábio, pároco que trabalhou em Reserva, mas foi transferido pela Igreja Católica para prestar serviços no campo religioso no interior da Amazônia.
Foi aprovado um orçamento de mais de 4 milhões de reais, verbas que devem serem destinadas a Educação, uma parte para reajuste do transporte escolar. Segundo defensores do projeto se encontra defasado, pois não tem reajuste desde 2017. O vereador Fabiano Pillati questionou o projeto exigindo os valores que e transparência do suposto reajuste que deve ocorrer em breve. O vereador José Roberto solicitou e foi aprovado pela maioria dos legisladores da casa melhoria nas ruas e iluminação pública no distrito de José Lacerda conhecido como Erval de Baixo. O vereador e advogado criminalista Dr Arlindo Lima cobrou melhoria e infraestrutura nos bairros da cidade e do interior.
Dr Arlindo Lima ainda registrou ajuda do deputado Reinhold Stephanes Júnior, pois segundo o vereador vem mandando verbas públicas para os agricultores do município. Dr Arlindo ainda destacou o empenho da construção do futuro hospital público .
Por fim vereadora professora Sueli Justino reivindicou construção e defendeu em uma fala a construção de pequenas casinhas de proteção do sol e da chuva de crianças e jovens que tomam ônibus para estudarem na cidade em pontos de espera dos veículos escolares .
Destaca finalmente fala do vereador José Roberto em defesa da natureza e das nascentes de água no interior do município.
Ediomar Carneiro, (Acadêmico do Curso de Jornalismo da UNINGÁ).