segunda-feira, 26 de junho de 2017

Tipos e modalidades de pesca

Coluna do Daniel Tornesi, (Político e contador). 
Um dos meus hobbies favoritos é pescar, estava vendo um programa no canal a cabo Fish TV onde falava sobre os diferentes tipos de pesca.


Entre todas modalidades 4 me chamaram a atenção:

  1 - Fly 
  2 - Pesca de Praia 
  3 - Pesca de Barranco 
  4 - Rodada 

FLY

 O fly é uma das modalidades de pesca muito praticada nos EUA e em outros países, mas pouco conhecido no Brasil. Seu nome se dá por causa das iscas, que são confeccionadas artesanalmente. As iscas ficam presas em anzóis na vara específica de fly, que é bem comprida e flexível, que ainda leva uma carretilha e uma linha grossa e comprida.
  A técnica é simples: o pescador arremessa as iscas por meio de golpes da vara no ar (parece que esta dando uma chicotada). A ideia é que a isca pareça aqueles pequenos insetos e moscas de lagos e, dessa forma, atraia os peixes para o local desejado.

PESCA DE PRAIA

 Praticadas com varas compridas (entre 2,5 e 5 m) e linha fina, para que a isca seja menos arrastada pela ação das ondas e atinja uma maior distância. Essa modalidade é uma das mais conhecidas na região litorânea do Brasil, pode ser realizada em praias fundas desde o início, ou em praias rasas, em que a profundidade aumenta gradativamente. Nesse caso os arremessos devem ser longos ou visar locais mais profundos nas arrebentação, que podemos perceber na ausência de espuma no mar, muitas vezes é necessário entrar na água para praticar essa modalidade. 

PESCA DE BARRANCO

Essa modalidade é uma das mais famosas do Brasil. Os equipamentos indicados são diversos: varas com molinete ou carretilha, caniço simples de bambu, linha de mão. Esse tipo de pescador foi o mais prejudicado pela poluição e devastação. A pesca pode ser ao ar livre, num rio da cidade ou mesmo em um pesque-pague. No caso de se fazer na cidade, é indicado que haja uma ceva mensal ou semanal (ceva é o ato de deixar algum tipo de alimento no local da pescaria para acostumar os peixes a comerem no mesmo local). 

RODADA

Esse estilo é aquele que deixa-se o barco descer o rio comandado pela correnteza, enquanto a isca é arrastada junto ao fundo.Conhecido da maioria dos frequentadores do Pantanal e pescadores de Robalo, a rodada é apontada como pescaria de silêncio e tranquilidade. No início  usavam-se varas de bambu com linha grossa, hoje também é praticada com carretilha ou molinete. Aqui o que mais chama a atenção é que não se pode fazer movimentos bruscos com o barco nem muita movimentação, para que isso não espante os peixes do local. 

Daniel Tornesi, (Político e contador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário