segunda-feira, 10 de julho de 2017

Coluna- A perseguição do governador as nossas universidades estaduais

O governo do Paraná bloqueou as verbas destinadas as universidades estaduais, para obrigar as instituições a ingressarem no sistema centralizado de controle do quadro de pessoal da administração estadual(Meta4). Entenda o Meta4, um decreto do governo, de 2014, obriga as universidades estaduais a entrarem no sistema de pagamento gerenciado pelo Executivo. Ou seja, o próprio estado fica responsável por fazer os cálculos de salários, promoções, horas extras e outros adicionais.
A Secretária da Fazenda divulgou números falsos para tentar ludibriar a população, o governo afirma que os investimentos nas universidades estaduais foram de 13,28% em 2016, 12% em 2012 e 11% em 2008. O deputado Tadeu Veneri (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa, afirmou nesta terça-feira (13) que o governo Beto Richa (PSDB) está divulgando informações distorcidas sobre o volume de recursos que foram destinados às universidades estaduais nos últimos anos. Veneri contestou e afirmou que os números estão sendo distorcidos pelo governo tucano. “Está se vendendo, através da Secretaria da Fazenda, uma mentira. O montante destinado às universidades estaduais é muito inferir ao que está sendo apresentado. Em relação à receita líquida de impostos, os recursos destinados às universidades são de 8,2% em 2016 e 7,4% em 2015”.
O deputado criticou a comparação entre universidades públicas e privadas. “Outra coisa que se fala é que nós temos mais professores nas universidades públicas do que nas privadas. Lógico, existem hospitais universitários. As instituições privadas não têm extensão, não tem pesquisa, na sua maioria, tem apenas ensino a distância. Vamos parar de falar sem analisar a realidade. As universidades do Paraná são os maiores polos de desenvolvimento que nós temos. Não dá para colocar no mesmo balaio as universidades privadas com as universidades públicas”.
Professores e funcionários das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) fizeram no dia 20/06 uma paralisação de 24 horas contra o programa Meta4. Os servidores são contra a implantação do sistema que prevê que a folha de pagamento das universidades estaduais passe a ser controlada pelo governo do estado e não mais pelas próprias instituições de ensino.
Mais uma atitude do governo do PSDB contra a educação do Paraná, contra os professores e contra a população paranaense.
Não é a toa que em pesquisa feita em Curitiba e divulgada na sexta-feira 07/07 o governador Beto Richa ( PSDB) aparece apenas em sexto lugar na corrida para o senado, o povo está cansado de ser sacaneado por politicos, está na hora de dar uma resposta a altura para eles.
Colaboração: Daniel Tornesi, jovem político e contador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário