domingo, 19 de abril de 2015

Habitação: Secretário Elias explica o andamento da construção das casas

O Secretário de Habitação, Elias de Mattos concedeu entrevista para o Informe da Região nesta semana. Na oportunidade ele comentou sobre os projetos que desenvolve com sua equipe na secretaria. Confira. Casas do Sub 50: O secretário Elias informou que as casa do programa Sub 50 destinadas as famílias que estão em área de riscos estão 98 % prontas. Tem algumas famílias que já estão morando devido a situação de risco que foram encontradas. As outras casas não foram entregues porque será necessário ser realizado a atualização do cadastro, para verificar as famílias que se enquadram no programa que consiste em oferecer moradias para aquelas familias que estão em área de risco e são de baixa renda. O cadastro foi feito no ano de 2009 e precisa ser atualizado.

Construção das casas na Vila Saraiva: Elias disse que através do programa Família Paranaense existe a previsão de serem construídas 110 casas no mesmo local. Algumas vão ser construídas em outros bairros. Mas também vai ser feito um recadastramento e seleção da familia. Segundo Elias o que está causando a demora e dificultando o processo é a questão da regularização fundiária, ou seja a regularização dos terrenos.

Construção de mais casas na cidade: De acordo com o secretário de Habitação existe a previsão de serem construídas 90 moradias no loteamento do Tibério e mais casas no terreno que se localiza atráz do loteamento do Leuch, também a prefeitura esta comprando um terreno que se localiza próximo ao trevo que dá acesso a Ponta Grossa onde será construído mais casa ou será distribuídos os lotes, mas o secretário Elias fez um observação: Para poder ser contemplada com uma casa a família tem que estar inscrita no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. Ele disse que a Secretaria faz o cadastro de muitas pessoas, mas quem faz a seleção é a Caixa Econômica Federal. Para se enquadrar o rendimento da familia que busca uma casa não pode ultrapassar R$ 1. 600.

Kit Moradia: Outro programa existente é o Kit Moradia que fornece R$ 2 mil para ser reformado as residências das familias carentes que encontram- se em situação precária. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Ação Social localizada no prédio ao lado do Supermercado Boi Gordo.

Para finalizar o secretário Elias Mattos ressaltou que os projetos para construção das moradias estão com um andamento acelerado, também o cadastro das familias esta sendo realizado, mas ele ainda frisou que para que se torne realidade precisa que o Governo Federal viabilize os recursos, Para isto estão sendo feitas as articulações com as autoridades.

Elias Mattos colocou a Secretaria de Habitação a disposição das pessoas que precisar de mais esclarecimentos e também para aqueles que tiver interesse em fazer um cadastro. A Secretaria de Habitação é localizada no prédio atráz da Igreja Matriz e atende também no telefone: 3276-1672.

Nenhum comentário:

Postar um comentário