Curitiba- PR: A reunião da CPI do Pedágio desta terça-feira (17) contou com o depoimento do secretário de Infraestrutura e Logística (Seil), José Richa Filho, o qual afirmou que até o começo de 2014 as negociações com as concessionárias estarão concluídas. Segundo ele, as conversações mais avançadas são com a Econorte e com a Viapar. “Cada empresa tem volumes diferentes de obras. Embora, esteja mais avançado com a Econorte e com a Viapar, acredito que conseguiremos negociar com todas até o começo do ano que vem”, disse o secretário, adiantando que obras de duplicação, que estão previstas para o fim do contrato, podem ser antecipadas. “Se não conseguimos mexer nas tarifas, vamos mexer no tempo”, reforçou. Ainda segundo Richa Filho, os reajustes que acontecem sempre em dezembro são previstos em contrato, e não podem ser encarados como aumento.
O deputado Artagão Júnior novamente manifestou a indignação pelo fato de as concessionárias contratarem obras com valores acima da tabela de preços do DER-PR, que baliza todas as obras licitadas pelo Estado. Também presente na CPI, o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior, disse que isso não influi no preço final da tarifa, pois o valor a ser cobrado já está definido na proposta comercial dos contratos.
Artagão Júnior contestou: “Mas as empresas tornam suas despesas maquiadas, mais caras, para elevar a Taxa Interna de Retorno na hora das negociações, como sempre aconteceu. As despesas das concessionárias, que na verdade não existem, são levadas em conta na hora do reequilíbrio econômico financeiro”.
O deputado também falou da importância de se ter uma fiscalização permanente nas 27 praças de pedágio que compõe o Anel de Integração. “Mesmo que não interfira no valor da tarifa, teremos uma prova real da arrecadação”, ressaltou.
Leal Junior afirmou que há um projeto já concluído para a implantação do serviço com câmeras em todas as praças e que no ano que vem será contratado.
Informações das Assessorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário