Evento irá tratar das questões tecnológicas, políticas públicas e linhas de financiamento para implantação e/ou aperfeiçoamento de projetos na área. Inscrições estão abertas: Das 19 localidades que integram a Associação dos Municípios da Região dos Campos Gerais (AMCG), sete possuem iniciativas digitais. É o que mostra levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa que promove neste mês a primeira etapa do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais do Paraná. O evento, que conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), será realizado em Curitiba, no próximo dia 21, e discutirá as questões tecnológicas, políticas públicas e linhas de financiamento para implantação e/ou aperfeiçoamento de projetos na área para as regiões dos Campos Gerais, Litoral, Metropolitana de Curitiba, Centro e Sul do Estado. É destinado a prefeitos, gestores públicos, vereadores, empresários e interessados pelo tema.
Os dados da RCD mostram que os investimentos em infraestrutura e tecnologia da informação, direcionados para a inclusão digital e melhorias dos serviços prestados à população, foram realizados com recursos próprios pelas prefeituras de Castro, Carambeí, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Telêmaco Borba e Tibagi. O presidente da AMCG e prefeito de Carambeí, Osmar Blum, acredita que faltam políticas públicas e mais incentivos dos governos estadual e federal na proposta. “Cabe aos deputados flexibilizarem a política de inclusão digital”, diz o prefeito.
Na opinião dele, o Congresso de Cidades Digitais é a oportunidade para que os gestores da região se familiarizem com o tema, conhecendo as possibilidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas através do investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “O Congresso é uma forma de se informar e também conhecer os exemplos de outras cidades. Abre o horizonte para os municípios que estão atrasados e buscando implantar o projeto”, destacou Blum.
O tema central das atividades desta segunda edição do Congresso é “Transformando municípios em Cidades Inteligentes”, com enfoque no desenvolvimento econômico e social proporcionado pela melhoria da infraestrutura das TIC da gestão municipal. “A Cidade Inteligente é a evolução da Cidade Digital. As palestras e debates abordarão esta evolução, com as novas aplicações das TIC na gestão, em áreas como saúde, educação, mobilidade, segurança pública e, principalmente, na integração dos dados para planejamento dos municípios”, explica José Marinho, diretor da RCD.
As inscrições para o Congresso Paranaense de Cidades Digitais 2014 são gratuitas, porém limitadas. Informações e inscrições pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário