terça-feira, 31 de outubro de 2017

Entendendo o porque das ocupações contra a reforma do Ensino Médio

Há 1 ano os estudantes organizaram uma série de ocupações nas escolas estaduais e universidades para protestar contra a reforma do ensino médio orquestrada pelo governo Temer e seus aliados, leia-se, PSDB/PPS/PSD/SOLIDARIEDADE/DEM/PODEMOS/PR...

Entrevisto hoje umas das lideranças das ocupações em Curitiba para entender melhor como pensam e o que esperam do futuro nossos estudantes.

DT - 1) Seja bem vinda! Poderia se apresentar?
R: Olá meu nome é Asheley de Souza  tenho 16 anos, sou de Curitiba.

DT- 2) Você participou das ocupações há um ano atrás! O que te incentivou a cometer esse ato?
R: O que me incentivou a cometer esse ato foi se dar conta de que nós estudantes  temos péssima condições de estudo, colégio sem verba, falta de estrutura e  sem merenda.
E com a reforma do ensino médio aprovada só vai piorar a situação, colégio estadual nenhum  tem condições de manter escolas integrais cortando gastos na educação, e o pior é que essa lei só foi aprovada para colégios públicos Isso tudo não poderia passar em branco foi aí que decidimos ocupar nosso colégio. (Colégio Estadual Professora Iara Bergmann)

DT - 3) Quando você se deu conta de que era uma das lideranças dos estudantes?
R: Quando me dei conta de que era uma das lideranças, a partir do momento em que comcei a organizar reuniões na minha casa para explicar o que era a reforma do ensino médio e o por que deveríamos ocupar o colégio e montar estratégia de como ocuparmos a escola.

DT - 4) Com tudo o que está acontecendo no Brasil, você vê algum futuro para a juventude?
R: Com tudo o que está acontecendo no Brasil hoje é muito difícil prever um futuro bom para nossa juventude, mas acredito que a força está no coletivo, e que juntos podemos  vencer essa tamanha corrupção no Brasil e prever um futuro melhor para nossa juventude,...

DT - 5) Quem é seu ídolo hoje?
Lula
DT - 6) Entre Diretas Já, que o Temer termine seu mandato e a anulação do impeachment, qual das 3 opções você defende?
R: Nem uma delas !
DT - 7) Qual carreira profissional você quer seguir?
R: Aeronáutica

DT – 8) Suas considerações finais por favor?
R: A todos os secundaristas que ocuparam suas escolas não desista a luta continua sempre. FIRME!

Agradeço sua presença e aproveito para parabenizar sua dedicação e luta por um futuro melhor Asheley. Precisamos de mais jovens com essa disposição.

Asheley foi entrevistada por Daniel Tornesi, é um jovem formado em Ciências Contábeis e atualmente realiza projetos do Sistema SICONV do governo Federal para os municípios do interior do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário